Regulamento



Regulamento para submissão de temas livres

 

1. Das datas de recebimento dos trabalhos

• A data limite para o recebimento dos trabalhos será: 30/04/2019, valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Para submissão do trabalho, o autor responsável pelo envio deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso.

 

2. Do local para o envio dos trabalhos

Os trabalhos deverão ser encaminhados via online utilizando-se do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos, e classificados como:

• Choque e Monitorização Hemodinâmica

• Emergências não contempladas nos outros itens

• Epidemiologia

• Gestão, Qualidade e Segurança

• Hemostasia, Trombose e Transfusão

• Índices Prognósticos

• Infecção no Paciente Grave

• Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

• Neurointensivismo

• Sepse

• Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

• Suporte Perioperatório,Transplante e Trauma

• Terminalidade, Humanização e Ética

• Trabalhos para o evento das ligas acadêmicas de Medicina Intensiva e/ou Emergência* - inclua nessa sessão o trabalho de qualquer classificação para apresentação oral durante o evento das ligas acadêmicas.

Após a conclusão do processo será encaminhado ao e-mail cadastrado na inscrição o protocolo da submissão do trabalho.

A Comissão Científica se reserva o direito de reclassificar a categoria de submissão do trabalho.

 

3. Da comissão julgadora

• Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva;

• Os trabalhos devem ser inéditos, não publicados ou apresentados em outros congressos. O autor não deverá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação;

• A classificação do formato para apresentação (oral ou pôster) será a critério da Comissão Científica

• A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do correio eletrônico pelo qual foi remetido o trabalho, até o dia 13/05/2019.

 

4. Dos trabalhos

• Os trabalhos deverão ser submetidos em português ou inglês;

• O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e obedecer estritamente às regras de formatação abaixo anunciadas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise;

• Título: incluir no retângulo o título completo do trabalho, primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas;

• Autores: os autores devem ser cadastrados no site com os nomes por extenso e CPF. O nome do apresentador deverá estar identificado. Serão permitidos até 6 autores;

• Afiliação: as afiliações não devem ser inseridas no corpo do resumo para que não sejam identificadas pelo avaliador;

• Texto do resumo: para artigos originais, utilizar parágrafos nas subdivisões (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra em maiúscula). Não colocar introdução ou discussão como itens separados. Apenas esses quatro itens serão considerados e o restante do texto será deletado. Os relatos de casos deverão conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos, ou seja, o resumo não deve ser estruturado. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas. Não serão aceitas figuras e/ou tabelas. Referências podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 250 palavras;

• Não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.

 

5. Das instruções para cadastro no site

5.1. Entre no link “Submissão” CLIQUE AQUI (será direcionado a área do cadastro)

5.2. Caso ainda não tenha se cadastrado clique em "Ainda não sou Cadastrado" e crie seu login e senha.

5.3. IMPORTANTE: Dúvidas entre em contato com a Secretaria Executiva pelo e-mail: eventos@somiti.org.br pelo telefone: 2512-0791.

5.4. Após o cadastro ir na opção “ver minhas inscrições” e clique na opção “Trabalhos Científicos”. Abrirá a tela com: informações gerais, edital de convocações, enviar trabalho e resultado. Nessa mesma tela clicar na opção “enviar trabalho”, escolher o tema, informar o título do trabalho e clicar em adicionar.

5.5. Após salvar o tema ir na aba “autores do trabalho”: tenha em mãos os seguintes dados de cada autor: CPF, nome completo e e-mail de contato.

5.6. Após o cadastro de cada autor clique na aba “enviar trabalho”, adicionar documento, colocar o nome do arquivo e adicionar.

 

6. Da publicação dos trabalhos

• Os trabalhos aceitos, escolhidos a critério da Comissão Cientifica, serão publicados no site da Somiti, exatamente como foram enviados.

 

7. Da apresentação dos trabalhos selecionados

• Do formato dos pôsteres: após aceitação do trabalho (13/05/2019) o autor será comunicado da forma adequada para sua preparação.

• Do formato Apresentação Oral: o trabalho será apresentado em sessão especial durante o Congresso, em data a ser definida. O formato da apresentação será informado no momento do comunicado da aprovação.

 

8. Do certificado

• O certificado será em formato eletrônico. Os autores que apresentaram seus trabalhos poderão emitir seus certificados através do site da Somiti (www.somiti.org.br) 15 dias após o evento

• A não apresentação do trabalho científico implicará no não fornecimento do certificado.

 

9. Da premiação

• Dentre os trabalhos selecionados para apresentação oral, pôster e apresentação oral específica no evento das ligas acadêmicas serão escolhidos os melhores para premiação específica.

 

10. Disposições Gerais

• Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva